Olá! Me chamam de Tito Santana, tenho 28 anos e sou um empreendedor em série!
Desde meus 15 anos empreendo em diversas áreas, já trabalhei com Trader esportivo, binárias, já fui Gamer, Social Media, Designer, Gerente de Marketing, Jogador de Poker, trabalhei também com eventos, vendas, marketing multinível, fábrica de startups, administração de empresa, já fui modelo, orador, ator, entre outras coisas.
Sempre fui extremamente comunicativo, sai do ensino médio e comecei a faculdade de publicidade e propaganda..
Aos 18 anos também comecei minha jornada empreendedora. Abri uma loja de eletrônicos, investi tudo que tinham me dado, não vendi nada. Aprendi de um jeito difícil que não existem atalhos.
Juntei o que restou e ingressei em uma grande empresa que estava lançando um braço de multinível. Muitíssimo instrutivo, foi intenso, mas não atingi os níveis que desejava.
Aos 19 tive a oportunidade de estagiar como assistente de marketing, em uma empresa de médio porte que estava começando investimentos consideráveis em comunicação, ia fazer um evento de lançamento; o curioso é que aqui o universo já me apresentava o enredo da minha jornada, Lei de Murphy. Na ocasião era um departamento de duas pessoas, meu chefe e eu.
Poucas semanas antes do evento meu chefe teve um problema de saúde, tudo nas costas do estagiário. Me virei na autodidata, fiz acontecer um evento para 500 pessoas sem experiência prévia e novo, me desenrolei e não solucionei apenas a comunicação, mas toda organização. Recebi a proposta de assumir o cargo de gerência, recusei.
Aos 20 anos trabalhei temporariamente em uma fábrica de startups, aqui conheci o universo dos negócios escaláveis, sobretudo o poder do código. Lançamos uma incubadora, um sucesso.
Quando saí consegui reunir um grupo de 10 amigos, com diferentes aspirações e aptidões, montamos um modelo de negócios disruptivo, chamado Mercado Em Casa. Não tinha nada na época, era uma entre tantas ideias inovadoras, com um potencial absurdo e que não evoluiu. Na ocasião já tínhamos “vendido” o MVP para o grupo atacadista Tatico, mas por falta de maturidade, ao vermos o lançamento de um aplicativo chamado HomeRefill, desmotivamos e não avançamos. Que estupidez. O sistema de compras em mercados só vingou anos depois, com a vinda do Rappi e UberEats pro Brasil.
Larguei a faculdade de Publicidade e Propaganda no 6º semestre, meu espírito empreendedor falou mais alto. Peguei um empréstimo e abri a primeira casa de Poker do Guará. 1 ano depois quebrei. Vendi o que sobrou e lucrei apenas o conhecimento. Uma dica: lidar com o prejuízo do outro, atrai o prejuízo pra si.
Aqui já tinha saído de casa.
Levando em conta essa minha trajetória empreendedora, entre quebras e quebras, lucros e dívidas, recebi uma oportunidade para falar e ensinar sobre empreendedorismo em Medidas Socioeducativas do Distrito Federal, transferindo um pouco de conhecimento a jovens em situação de risco. Uma aprendizagem única. Desconstruiu toda minha perspectiva. Quer um benchmarking de verdade? Veja, ouça e sinta outras realidades totalmente distintas da sua.
A oportunidade em questão, além de me transformar como pessoa, me trouxe um insight poderoso. De onde vinha o dinheiro que me pagava? Eu estava trabalhando em um projeto social. Conheci o universo do recurso público. A recém lançada MROSC, uma lei feita para regulamentar as parcerias publico privadas entre entidades privadas sem fina lucrativos. Ninguém falava sobre. Até hoje, nem a própria administração pública compreende o caput.
Montei meu divisor de águas. PROJETUS. Quer saber mais? Leia aqui.
Democratizando o conhecimento e ampliando a atuação da PROJETUS, em uma breve epifania, lançamos o blog EMPREENDEDOR PÚBLICO, um conceito pioneiro. Quer saber mais? Leia aqui.
Hoje, avanço, invisto e amplio meus empreendimentos. Aplico tudo que aprendi e conquistei em função de novos negócios, escaláveis, econômicos e, principalmente, de impacto. TS&Co nasceu do meu MEI, que tenho desde o início e me acompanhou por muito tempo nessas aventuras. É um CNPJ hoje que hospeda meus investimentos e me ajuda a administrar novos negócios, é minha holding.
Já conhece os empreendimentos? Leia aqui.
IDEIAS NO PAPEL. Uma organização criada há 5 anos para ajudar entes e entidades na execução de recursos públicos, sobretudo na captação, elaboração, adaptação, aprovação, execução e prestação de contas de seus projetos. Hoje, presente em 17 estados e o distrito federal, é a maior consultoria no âmbito do terceiro setor do país, já soma quase 100 milhões de reais em recursos administrados com mais de 150 entidades atendidas.
CONECTE SEU SHOW! Uma startup disruptiva do mercado de entretenimento musical, um marketing place feito para conectar artistas e shows, privados ou coletivos, entre bares, restaurantes ou festas. Modelo de negócios inovador em um oceano azul.
ODONTOLOGIA INTELIGENTE. Um modelo de negócios voltado a humanização do atendimento em saúde e estética bucal, utilizando o que há de mais sofisticado para otimizar à relação entre paciente e dentista.
DA FOTO AO VÍDEO. Um empreendimento de comunicação visual construído para atender demandas de design e videomaker, utilizando de ferramentas que aceleram à produção de mídia, em entregas rápidas e custos acessíveis.
QUAL O PRÓXIMO ROLÊ? Um código inovador, usufrui do mais moderno em machine learning para entregar uma sugestão personalizada de festas, bares e restaurantes a serem visitados, seja no bairro, município, estado ou em outro país. O QUE ROLÊ! cruza o banco de dados de Google, Facebook e outros, acompanha os seus comportamentos, e do seu grupo de amigos, em diferentes ocasiões de lazer, aprende seus interesses e sugere o que de fato tem a ver com você e seus amigos.
SIMPLIFICANDO O 3º SETOR. Um conceito disruptivo, nunca dito antes, sem precedentes. Uma teoria pioneira sobre como aplicar o espírito empreendedor no âmbito do fomento e incentivo público, se aproveitando das políticas públicas como oportunidade para novos negócios de impacto social. São mais de 200h em capacitação para mais de 3000 pessoas.
FÁBRICA CRIATIVA! Uma fábrica virtual de produtos de alta criatividade e colecionáveis. Entre quebra cabeças e vestuário, muita cor e vida, os melhores paterns, que objetivam instigar o melhor das emoções da geração X em diante.
MARACU JÁ! Uma explosão de variedade em produtos da fruta mais apaixonante. Um empório único com plantação própria que explora a máxima possibilidade do maracujá, para todo público, afinal, quem não gosta de maracujá?
PLAY & DRINK. Uma fusão entre jogar e beber, um modelo de pub contemporâneo inspirado no espírito do dia de São Patrício. Charada é um centro de experiências culturais adaptadas aos interesses locais, com dinâmicas simples e envolventes.